Cozinha americana: será que é para mim?

Cozinha americana: será que é para mim?

A cozinha americana é uma tendência de arquitetura que vem ganhando espaço, seja pela integração de espaços de convivência que ela promove, ou pela amplitude que esse tipo de cozinha dá para pequenos espaços.


O que é uma cozinha americana?

Esse modelo de cozinha é definido pela ausência da parede que divide a cozinha dos outros cômodos ao redor, ficando apenas um balcão ou bancada que separa um ambiente do outro.

Este modelo de planta faz parte do tão disseminado “conceito aberto”, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Fora do Brasil é comum até que se abra mão dessa “meia parede” que se transforma na bancada da cozinha americana para colocar somente uma ilha solta com uma pia ou cooktop com algumas cadeiras ou bancos altos ao redor para uma refeição mais informal.

Para quem é fã do conceito aberto, algumas vantagens são: a melhora da iluminação, a comunicação entre as pessoas e até a movimentação pela casa fluem melhor quando se opta pela cozinha americana.

A cozinha pode ser incorporada com a sala de jantar e com a sala de estar/TV, assim fica tudo ainda mais amplo, aberto e integrado.

Veja abaixo algumas dicas importantes que podem te ajudar a tomar essa decisão.


Algumas vantagens da cozinha americana

  • Uma cozinha organizada, charmosa e bem decorada à mostra pode ser estimulante visualmente e ainda te dá aquele empurrãozinho para lembrar que você pode cozinhar seus pratos preferidos com suas próprias mãos;
  • A Iluminação natural ou artificial vai fluir melhor entre os espaços;
  • Espaços pequenos parecem maiores com menos paredes e divisões;
  • Você cozinha e ao mesmo está atento ao que as crianças estão fazendo;
  • Você conversa com seus amigos e familiares enquanto cozinha;
  • Você pode assistir seus programas favoritos na TV da sala enquanto prepara suas refeições.


Em quais casos a cozinha americana pode não ser essencial?

  • Para quem não é muito organizado e costuma deixar louças por dias na pia;
  • Para quem adora fazer frituras: a fumaça e o cheiro demoram a sair da casa, mas nada que um exaustor não resolva;
  • Para quem gosta de privacidade na hora de cozinhar ou necessita de uma pitada a mais de concentração para não errar a receita;
  • Se você não é muito chegado em receber pessoas para reuniões regadas a muita comilança e um bom vinho;
  • Para quem não abre mão das paredes todas em pé para ter mais armários.


Dicas para decorar sua cozinha americana:

  1. A cozinha americana pode ser uma ótima solução para qualquer tamanho de casa ou apartamento. Só é preciso confirmar a ausência de vigas de sustentação na parede que você deseja derrubar antes de começar o planejamento e contratação dos profissionais.
  2. O balcão que entra no lugar das paredes pode ter armários embaixo, assim você aproveita a bancada para preparar e até servir os alimentos, e embaixo ainda guarda seus utensílios;
  3. O seu estilo vai ditar a decoração e acabamentos: madeira, granito, azulejos, armários coloridos ou mais sóbrios, papel de parede, azulejos diferentes na rodabanca; hoje existe um universo de possibilidades!
  4. Mesmo integrada a outros ambientes, sua cozinha pode ter estilo próprio, diferente da decoração do resto da casa, desde o piso até o teto;
  5. Lustres, pendentes e portas dos armários em materiais diferentes podem dar um charme especial para sua cozinha americana;
  6. Se você não precisa de armários embaixo da bancada, existem soluções modernas e muito interessantes para a sustentação do balcão: tijolos de vidro, tijolinho de barro à mostra, madeira de demolição e muitos outros.


Se sua residência atual não permite nenhuma mudança e você já decidiu que quer uma cozinha americana, conte com a Leardi para encontrar a sua cozinha dos sonhos!

A Paulo Roberto Leardi tem um amplo portfólio de casas e apartamentos que já foram construídos com cozinhas americanas, e você pode consultar algumas opções em todo o Brasil no nosso site: www.leardi.com.br.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.