Blog da Leardi

Granja Viana, o bairro dos condomínios

  • 17/07/2020

A Granja Viana é um bairro nobre da Grande São Paulo. Localizado na zona oeste, a região possui muitos residenciais e condomínios, além de ser um polo gastronômico.

O distrito está localizado principalmente na cidade de Cotia, mas sua área também está inclusa nos municípios de Carapicuíba, Embu das Artes, Jandira e Osasco.

História
A primeira citação que pode ser encontrada da região faz referência a Fazenda Carapocuyba que também integrava as terras que atualmente correspondem a Osasco e Embu das Artes.
Posteriormente, a fazenda foi dividida entre diversos proprietários e um deles foi Niso Viana, empreendedor do ramo de fertilizantes. Em 1939, ele comprou um grande pedaço de terra, pois enxergava na região a possibilidade de plantar eucaliptos e nutrir a demanda das fábricas e siderúrgicas de São Paulo.
Foi seu irmão mais novo, Genuíno Viana, que convenceu o patriarca a importar gado e investir no negócio de criação de animais e produção de leite e queijo.
Esta por fim se tornou a principal atividade da fazenda, cuja área atualmente corresponde a Granja Velha.
Foi então que surgiu o nome “Granja Viana”. Ao contrário do que muitos pensam, uma granja não está somente ligada a criação de aves, mas se refere a uma construção fechada que podem abrigar tanto mamíferos como aves.
Nos relatos históricos, Niso Viana era sempre apresentado como alguém ligado as causas sociais. A primeira delas foi a educação. O patriarca fundou a Lar Escola Rotary a visando dar mais oportunidades para os filhos de seus empregados e das famílias em torno de sua propriedade.
Em 1982, a escola passou a se chamar Colégio Rio Branco e é atido até hoje pelo Rotary.
Após o investimento em educação, Viana passou sua atenção para a melhoria dos atendimentos de saúde, apoiando as Irmãs Camilianas que cuidavam dos atendimentos emergências da região e contratando médicos, e também religioso, com a construção de paróquias.
Em 1950, as terras da família Viana começaram a ser divididas e loteadas, mas foi somente com a expansão imobiliária da década de 70 que os primeiros condomínios residenciais fechados surgiram.
Na metade do século XX, a região passou a receber empreendimentos de alto padrão para atender as famílias de alta renda que tinham gosto pela região.
Já no século XXI, Granja Viana começou a atrair empresas e, consequentemente, um grande volume de moradores.

Lazer
O distrito tem ótimas opções de comércio como o Shopping Granja Vianna, o Open Mall The Square e o Centro Comercial Vianna Village.
Outro ponto positivo são as opções de lazer com área verde como o Parque Cemucam, o Clube Tennis Hill e o Templo budista Zu Lai.

1. Shopping Granja Vianna
Projetado para atender as necessidades do público da região e integrar a modernidade com a natureza, o shopping conta com corredores amplos, elevadores panorâmicos com vista para a natureza, paisagismo, iluminação natural e uma área ao ar livre com restaurantes.
Além das 160 lojas, academia com conceituo clube, supermercado, cinema, bancos, farmácia e serviço de lavagem de carro.

2. Kartódromo Internacional Granja Viana
Este kartódromo é referência em todo o Brasil e sedia os principais eventos de kart nacionais e internacionais, desde os campeonatos amadores até os profissionais.
A pista de 1.150m foi inspirada em pistas de automobilismo do mundo todo, com desníveis, subidas e descidas; tudo pensado na melhor experiência para os pilotos!
O estabelecimento tem 48 mil m² e conta com uma infraestrutura completa com restaurante, espaço para eventos, lanchonete com deck, área de boxes, oficinas, vestiários, loja de produtos e estacionamento.

3. Parque Cemucam
Com uma área de 500 mil m², o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é o único parque municipal localizado fora da cidade de São Paulo e foi criado com o intuito de divulgar o campismo e atender o movimento escoteiro.
O parque oferece quiosques com churrasqueiras, circuito de mountain bike, campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de Cooper, trilha para caminhada, bosque, gramado para piquenique, playgrounds
O espaço também abriga o Viveiro Harry Blossfeld, antes conhecido como Viveiro Cotia, que fornece espécies para a arborização do município de São Paulo.

Mercado Imobiliário
Considerado um “refúgio verde” da região da Grande São Paulo, o bairro é sinônimo de qualidade de vida e muitas famílias procuram a região para casas de veraneio.
É claro que o distrito não se resume a isso e você vai encontrar todo tipo de imóveis na região.
Dados do portal Imovelweb, comprovam que a busca por imóveis fora das capitais subiu 52% entre fevereiro e março neste ano. E com a Granja Viana não foi diferente.
Devido a procura por casas maiores e mais afastadas da região central de São Paulo, calcula-se um aumento de 70% na procura de imóveis na Granja durante o período de isolamento.
Se você busca por um estilo de vida mais calmo ou por mais conforto, sem se afastar muito da capital a Granja Viana é o lugar certo para você!



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail