Vale a pena morar em um apartamento no primeiro andar?

Vale a pena morar em um apartamento no primeiro andar?

Comprar ou alugar um apartamento no primeiro andar possui suas vantagens e desvantagens, assim como todo investimento feito. 

Porém, vale lembrar que, o mercado imobiliário vem buscando valorizar cada vez mais esses empreendimentos oferecendo benefícios como áreas de lazer e espaço gourmet por um valor mais acessível do que antes!

Por isso, trouxemos um pouco mais sobre esse tipo de imóvel, confira abaixo!


Desvantagens

Vista comprometida

Morar no térreo é ter que abrir mão de uma vista ampla, que é um dos maiores benefícios que algumas regiões da capital paulista oferece. 

Porém, nem todos os apartamentos apresentarão essa desvantagem. Muitos arquitetos começaram a incorporar a vista principal para os jardins do condomínio ou até mesmo adicionaram um pequeno quintal à planta térrea!


Menos luz natural

Devido ao tamanho e estrutura dos prédios, a luz solar que resta aos andares mais baixos acaba não sendo muita.

Porém, essa desvantagem pode ser facilmente contornada ao procurar um edifício elevado com relação a rua. Desta forma, haverá mais luz e circulação do ar no primeiro andar!


Vantagens

Mobilidade

Um apartamento no primeiro andar é muito bom para aqueles que precisam de mais facilidade de locomoção, sendo o preferido de pessoas idosas. 

Além do mais, em edifícios mais antigos que não possuem elevadores, essas são as unidades mais valorizadas e procuradas.


Valor

Em um prédio, os andares mais altos são os mais procurados, devido a sua distância com relação à rua, recepção de luz natural e circulação de ar. Portanto, quanto mais próximo ao chão, mais barato a propriedade será.

Para aqueles que pretendem adquirir seu primeiro imóvel um apartamento no primeiro andar pode ser uma ótima opção devido ao seu preço. 

Assim, comprar uma unidade no primeiro andar pode significar morar em um bom condomínio, ou seja, com várias opções de lazer e comodidades, pagando um valor mais acessível!


Próximo ao chão

Apartamentos no primeiro andar também podem apresentar vantagens devido a sua proximidade com o solo. 

Moradores dessas unidades afirmam que têm a sensação de viver em uma casa com todas as comodidades de um prédio. A vista para um jardim ou para as áreas comuns do edifício pode possibilitar um contato mais próximo com a natureza.

Além disso, a nova valorização dos andares térreos é o Apartamento Garden, que oferecem um espaço de jardim no lugar onde fica a sacada dos apartamentos acima, algumas vezes tendo uma metragem até maior! 

Esse tipo de projeto vem se tornando cada vez mais comum entre os edifícios, e pode ser muito benéfico para quem gosta de manter suas plantinhas por perto!

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.